top of page

Um amor para a vida toda: Angelo & Rosa



" Desde quando Amor tem idade? Amamos desde o instante em que somos fecundados, amamos nossas células, nossa mãe, a comida que recebemos através de seu sangue, o carinho que nos faz através de sua barriga, a sua voz, a voz de nosso pai tentando desesperadamente fazer contato conosco. Mas o tempo passa, aprendemos a ler, a escrever a conversar, a entender a crueldade. Como perdemos tempo com coisas fúteis, como nos desgastamos com bobagens que não valem nada, só quando estamos ficando idosos é que percebemos como fomos tolos, como jogamos nosso tempo fora. A terceira idade começa simplesmente quando percebemos que tudo isso aí em cima é inútil para nossa felicidade, é o momento em que podemos e devemos amar, simplesmente porque merecemos. É o momento que percebemos que nem a idade nem coisa alguma tem força suficiente para estragar aquele momento único. É na terceira idade que descobrimos o valor do carinho, do sorriso, de um gesto limpo de caráter, que descobrimos como é fácil ser feliz, como precisamos de tão pouco para ganhar o dia, só um abraço muitas vezes. É na terceira idade que sabemos o que é amar e como amar, só não sabemos quanto amar, pois isso não tem medida." (Adaptado - Revista Maior Idade).

Pessoalmente, posso afirmar que foi uma experiência incrível poder ter fotografado a dona Rosa e seu Ângelo. Mesmo sendo uma experiência de primeira viagem, percebi que além de todas as circunstâncias, os idosos adoram ser fotografados. Gostam de se sentir valorizados e especiais. Um simples ensaio é capaz de elevar a autoestima deles, sendo capaz de renovar sua juventude interior. Sim, eles gostam de se sentir jovens. E minha dica é: se algum dia você for fotografar pessoas nessa idade, inspire-se nisso e não tenha medo de retrata-los dessa forma.

Já no fim do ensaio pude perceber na expressão deles que ficaram felizes com aquele contato. É como se renovassem a paixão que esquecem de praticar no dia a dia. Após 50 anos não é todo dia que eles tem um encontro romântico. Finalmente enxerguei a diferença entre amor e paixão. Paixão é belo porém um sentimento oscilante. Já o amor é consciente. É aquilo que demonstramos no dia a dia nos mais simples gestos. Amar não é história de filme. É o real mesmo, é o ato de cuidar, é a batalha, compreensão, o perdão, a vivência e a entrega.

Sou grata pelo rápido momento que tive com eles. Fui capaz de aprender muitas coisas que eu não esperava! Espero de coração que gostem das fotos. <3




















POSTS:

POSTS RECENTES:

PROCURE POR TAGS:

SIGA-NOS:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page